Portal Oeiras Educa

O Oeiras Educa é um Programa do Município de Oeiras, desenvolvido no âmbito da Política Educativa Municipal 2017-2021 (Eixo 5 - Interligar as escolas, as famílias e a comunidade). O Programa tem como objetivo ligar o ensino formal com a oferta educativa não-formal existente no concelho de Oeiras, criando mecanismos facilitadores para o efeito: um Portal on-line e um serviço de transportes dedicado.  

O Programa tem como ambição ligar o Ensino ao Território, explorando o potencial que a singularidade da oferta territorial em Oeiras oferece como complemento do trabalho que os nossos docentes desenvolvem diariamente nas suas salas de aula. Para isso, a Câmara Municipal de Oeiras desenvolveu este Portal, como canal de comunicação direto entre os docentes de Oeiras e a Autarquia, através do qual os mesmos podem pesquisar atividades e projetos, disponíveis, segundo o nível de ensino ou área temática.

Nesta perspetiva, o Portal Oeiras Educa pretende reunir num único diretório a oferta de educação não-formal existente no Concelho de Oeiras (entre teatros, livrarias, parques e bibliotecas, e outros), organizada em função de oito Áreas Temáticas:

  • Artes Performativas;
  • Artes Visuais;
  • Língua e Literatura;
  • Ciência e Tecnologia;
  • História e Património;
  • Sociedade e Cidadania;
  • Ambiente e Sustentabilidade;
  • Saúde e Bem-Estar.

Custos, transportes e apoio técnico 

Para garantir que o acesso às atividades disponibilizadas no Portal não seja impeditivo a nenhum aluno da Rede Escolar Municipal, a Câmara Municipal de Oeiras adota o compromisso de assumir os custos inerentes à realização das atividades disponibilizadas no Portal, e aos transportes reservados para o efeito. 

Para resolver questões de logística de transporte e logística de gestão de atividades, a Câmara Municipal de Oeiras disponibiliza uma equipa de apoio do Programa Oeiras Educa, que poderá ser contactada através da plataforma, quando necessário.

Funcionalidades do Programa
Oferta organizada em áreas temáticas

Com o intuito de promover uma visão integrada da educação, as atividades são organizadas em áreas temáticas em vez de seguir o modelo das disciplinas do Sistema de Ensino

Marcações simplificadas

Para aliviar a sobrecarga dos docentes do Ensino Público de Oeiras, este Portal permite o agendamento de atividades passando o peso logístico da ação para o promotor

 

Apoio logístico nos transportes

Para combate de desigualdades sociais e promoção de igualdade de oportunidades, a CMO garante o transporte para atividades agendadas pelo Portal, sempre que necessário