A nova dimensão do nosso País - Extensão da Plataforma Continental, ROV
Objetivos de Desenvolvimento Sustentável

Explorar as potencialidades do mar português e perceber o processo de extensão da plataforma continental portuguesa.
Os países costeiros são detentores de uma zona de mar interior, mar territorial e de uma zona económica exclusiva (ZEE). Para além disso, os países podem estender a sua plataforma continental para terem direitos de soberania sobre o solo e subsolo marinho. A nova dimensão do nosso país mostra que “Portugal é Mar”. O novo mapa é o resultado da proposta de extensão da plataforma continental portuguesa, entregue às Nações Unidas em 2009. Esta nova realidade deve ser apreendida e explorada pelos alunos portugueses, pelas escolas e pela comunidade, criando espaços de aprendizagem que incentivem os nossos jovens a conhecer o nosso
mar e o seu valor intrínseco para a vida. Compreender a nova dimensão do território de Portugal e o que se esconde no fundo do mar que é nosso, representa um desafio para todos os jovens que serão, no futuro, as gerações responsáveis por este enorme território submarino.
Conversa para alunos sobre a Extensão da Plataforma Continental Portuguesa, a sua importância para os portugueses, o decurso do processo, o novo Mapa de Portugal e os recursos existentes.

  •  É enviado um link Zoom para transmissão na sala de aula;
  •    A Escola deve ter: Computador, Colunas de Som, Projetor e Ligação à Internet;
  •    O horário e data pode ser alterado caso exista preferência de outra data/horário;
  •    Linguagem adaptada aos vários níveis de ensino do 1º ao 12º ano;
  •    A marcação deve ser antecedida no minima de 15 dias.;
  •    As datas/horas podem ser acertadas com os professors, caso seja mais conveniente.