Agir na Vida
Objetivos de Desenvolvimento Sustentável

Agir na Vida é um programa, inspirado no Teatro-Fórum, criado por Augusto Boal, que propõe a utilização de notícias do quotidiano e teatro, nomeadamente, improviso, como motor de reflexão individual e social.

No contexto escolar, Agir na Vida é constituído por sketches, escritos por profissionais da Associação Sem Tábuas, que, além da escrita, interpretarão as diferentes personagens necessárias à realização da ação. Os textos teatrais são inspirados em notícias do quotidiano, relacionadas com assuntos ditos problemáticos (bullying, violência, …) e a ação cénica é interrompida sempre pelo público, que resolverá as diferentes questões que se levantem no desenrolar da ação.

Com a utilização do teatro, o público será envolvido por completo nas tomadas de decisão; desenvolverão a imaginação, a sociabilidade e a compaixão. Trabalhar-se-á a responsabilização enquanto indivíduos na vida social, a igualdade e situações em que, eventualmente, poderão estar expostos no dia-a-dia mas que, até então, não sabiam ou poderiam não saber, como agir/reagir.

Obs.: 

  • O espaço onde irá decorrer a atividade tem que ficar livre 1 hora antes do início da mesma;
  • O horário poderá ser adaptado desde que seja no período da manhã.