Perguntas Frequentes

 

Registo

Como é que me registo?

Os utilizadores do Portal Oeiras Educa têm que efetuar o seu registo através do endereço www.oeiraseduca.pt

Para este registo é necessário inserir os seus dados pessoais, utilizando a Chave de Validação que se encontra disponível no Folheto Oeiras Educa. Esta chave é pessoal e intransmissível para cada utilizador e é imprescindível para o registo.

Que dados pessoais tenho que associar à minha conta?

Para efetuar o seu registo, é necessário indicar o nome e contactos, telefónico e de endereço eletrónico. Os contactos pessoais são essenciais para a utilização de funcionalidades do Portal, como o agendamento de atividades que requeiram transporte, entre outros.

Onde encontro um Folheto de Ativação de Conta?

Os Folhetos de Ativação de Conta são entregues pelos Diretores de Agrupamento das Escolas Públicas do Concelho de Oeiras e destinam-se aos docentes de todos os níveis de ensino.

Não sou docente. Como posso efetuar o registo?

O registo no Portal, numa primeira fase, está apenas disponível aos docentes das Escolas Públicas do Concelho. Outros utilizadores poderão navegar pelo Portal e ver os seus conteúdos, mas não terão acesso ao registo.

Como é definida a minha palavra-passe?

A palavra-passe é definida por cada utilizador, quando efetua o seu registo no Portal.

Perdi a minha palavra-passe. O que devo fazer?

Deverá aceder ao Portal e na página inicial introduzir o seu e-mail. Será gerada uma nova palavra-passe, que será enviada para o endereço introduzido.

Pedi nova palavra-passe, mas não a recebo.

Ao pedir nova palavra-passe, o Portal irá confirmar se o e-mail introduzido corresponde ao endereço de alguma conta. Se usar um endereço de e-mail diferente do e-mail da conta já registada com a Chave de Validação, o Portal não irá gerar nenhuma palavra-passe, nem irá encaminhar qualquer informação para o e-mail introduzido.

 

Pesquisa de atividades

Estou no Diretório de Atividades, como posso filtrar resultados?

O Diretório de Atividade permite filtrar as atividades disponíveis, através de quatro critérios diferentes. Este filtro pesquisa os critérios definidos em separado ou na interseção de dois ou mais.

 

O filtro por Data permite pesquisar atividades disponíveis num intervalo de tempo fechado.

 

O filtro por Nível de Ensino permite pesquisar atividades disponíveis para um Ciclo de Ensino específico.

 

O filtro por Área Temática permite ver a disponibilidade de atividades de uma das Áreas Temáticas criadas no Portal Oeiras Educa.

 

O filtro por Palavra permite pesquisar termos específicos que sejam mencionados na descrição das atividades.

 

O utilizador deverá selecionar os critérios que lhe interessam e clicar no botão 'Filtrar', para efetuar a seleção desejada.

 

Marcação de atividades

Como posso agendar uma atividade?

O agendamento das atividades disponibilizadas é efetuado num módulo próprio, que se encontra visível na barra à esquerda, do Diretório de Atividades.

Depois de selecionar a data da sessão da atividade pretendida, o utilizador deve preencher os campos desse módulo e clicar no botão 'Pedir Agendamento', dando início ao processo.

 

A atividade que estou a ver não apresenta sessões. O que acontece se pedir o agendamento?

Algumas atividades não têm sessões pré-agendadas. Nestes casos, o utilizador deverá preencher o módulo de agendamento, definindo o intervalo de datas que lhe interessam para a realização da atividade.

Ao finalizar o pedido, o utilizador será contactado posteriormente, para definição de uma data específica para a realização da sessão.

Terminei um pedido de agendamento. O que acontece agora?

Todos os pedidos de agendamento são analisados e avaliada a sua exequibilidade.

Nos pedidos em que é assinalada a existência de alunos com Necessidades Especiais, o utilizador será contactado posteriormente, para analisar a especificidade dessas necessidades.

Depois da avaliação do pedido, será informado através de e-mail, da sua viabilidade.

O meu pedido foi indeferido. O que posso fazer?

O pedido poderá ser indeferido pelas seguintes razões:

  • O número de alunos e acompanhantes, inscritos no pedido, excede a lotação disponível para a atividade;
  • Não estão reunidos os requisitos necessários para a realização da atividade. Aplicável no caso das atividades em que tal é explícito na descrição da mesma.
  • O pedido de agendamento foi realizado com uma antecedência inferior a 15 dias da data de realização da sessão.

O utilizador, neste caso, poderá ainda verificar se existem outras sessões disponíveis da atividade e realizar novo agendamento.

Surgiu um imprevisto. Como posso cancelar a atividade?

Para cancelar o agendamento de uma atividade deve, até 48 horas antes da realização da mesma, enviar um e-mail para o endereço oeiras.educa@cm-oeiras.pt com o assunto “Cancelamento de Atividade”, referindo no corpo do texto a designação da atividade, a data e hora da sessão, a escola e a turma.

Se tiver que cancelar uma atividade em menos de 48 horas, para além do e-mail acima referido, deverá ainda entrar em contacto com o Gestor de Atividade.